Informações gerais sobre procedimentos

Todos os pacientes que desejam submeter-se a uma cirurgia, seja ela de qual especialidade for, devem estar muito bem-informados sobre os riscos do procedimento.

Quando falamos em riscos de uma cirurgia estamos falando em possibilidades da ocorrência de eventos não desejáveis ao curso normal nos períodos intra e pós- operatório. Sendo assim, podemos dividir os riscos em clínicos e cirúrgicos.

Entendemos por riscos clínicos todos os fatores predisponentes que um paciente apresenta e que, devido ao estresse cirúrgico, são potencializados podendo levar a ocorrência de eventos clínicos importantes no período intra ou pós-operatório.

Alterações cardíacas, pulmonares, renais, hepáticas, hipertensão, distúrbios de coagulação, uso de medicamentos, uso de drogas e presença de doenças pré-existentes são os fatores predisponentes mais importantes e que podem trazer complicações clínicas como a trombose, embolia, insuficiências renal, hepática, pulmonar e cardíaca, infarto e em casos mais graves podendo levar a morte.

Com os exames pré-operatórios e com a consulta pré-anestésica, tentamos reduzir ao máximo o risco destas ocorrências clínicas e, quando as cirurgias são a única alternativa terapêutica para um paciente com riscos clínicos elevados, pesa-se sempre o benefício que a cirurgia traria frente às possibilidades de complicações clínicas.

Apesar atividade médica estar sujeita ao comportamento da fisiologia humana, que por vezes insiste em desafiar as expectativas mais prováveis, quando bem realizados, os exames pré-operatórios

Os riscos cirúrgicos são aqueles inerentes diretamente ao procedimento ao qual o paciente vai se submeter. Cada procedimento carrega consigo intercorrências que podem ocorrer no intra operatório e outras relacionadas ao período pós-operatório, de resolução espontânea ou não. Todas elas devem ser discutidas exaustivamente com o seu cirurgião.

Após todas estas informações, quando falamos em cirurgia plástica estética, o paciente deve sempre ponderar se o resultado previsto da cirurgia atenderá à sua expectativa e, em caso positivo, se os riscos clínicos e cirúrgicos e por último os custos deste procedimento o farão valer a pena.